In off-topic

Conhecida por fazer parte principalmente do vocabulário goiano e mineiro, a palavra “uai” é usada para expressar espanto, surpresa ou impaciência. Na verdade, dependendo de como for usada a palavra pode ter diversos significados, um verdadeiro coringa no nosso modo de falar.

O que poucas pessoas sabem é que a origem da palavra “uai” tem relação com o dia de hoje e especialmente com a inconfidência mineira. Para se protegerem da polícia imperial, os inconfidentes usavam uma espécie de senha para garantir que o indivíduo que fosse entrar em suas reuniões era confiável: este deveria bater três vezes na porta da casa e dizer a palavra “uai”, iniciais de União, Amor e Independência. A partir daí, acredita-se que o termo tenha sido incorporado ao vocabulário da população local.

Quase 30 anos após Tirandentes ser enforcado em praça pública como traidor, em 7 de setembro de 1822 foi finalmente declarada a independência do Brasil (sonho de Tiradentes e dos inconfidentes mineiros).

O Congresso UAIZOUK é realizado anualmente no feriado de 7 de Setembro acreditando sempre que a menção de União, Amor e Independência estão cada dia mais próximos, uai! 🙂

 

(Grade Horária, infos e muito mais!)